As Boas Práticas englobam um conjunto de diretrizes e normas fundamentais para o adequado manuseio de alimentos, desde sua origem até o produto final, visando preservar a integridade dos alimentos e a saúde dos consumidores.
Esses procedimentos são de cumprimento obrigatório conforme a legislação brasileira, sendo a Resolução nº 216 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a normativa que os estabelece. Devem ser aplicados em todos os estabelecimentos de serviços de alimentação envolvidos em atividades como manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos prontos para consumo, devido ao alto risco de contaminação nesses locais.
Com o intuito de capacitar e apoiar os manipuladores de alimentos na melhoria do controle dos procedimentos de manipulação, foi desenvolvido um treinamento. Este foca na redução do risco de doenças relacionadas ao consumo de alimentos. Apresentando conteúdo claro e objetivo, em linguagem acessível, o treinamento visa estimular a aprendizagem e atualizar os participantes sobre as técnicas e conhecimentos na área da alimentação.